Do que a nossa pele precisa?

Hoje temos acesso à uma quantidade enorme de produtos e procedimentos de cuidados com a pele e o cabelo, a já conhecida obsessão pela pele perfeita em alguns países Asiáticos, provocou um movimento enorme ao redor do mundo com lançamento de inúmeros produtos, gadgtes e tratamentos estéticos que acabaram nos levando à excessos desnecessários.

Acabamos nos esquecendo que a estética também está ligada à outros fatores que não só a utilização indiscriminada de produtos e procedimentos cosméticos, há uma sinergia entre o uso de produtos adequados, alimentação e exercícios adequados e práticas de bem estar que acabam auxiliando no equilíbrio do todo.

Nós somos 100% a favor do auto cuidado, mas acreditamos que devemos fazer isso com consciência, aliás, como tudo o que fazemos.

Os cuidados com a pele devem ser baseados no conceito básico do que a pele realmente precisa, e vamos descrever aqui como acreditamos que deve ser a rotina mais saudável para a nossa pele.

Limpeza diária;

Hidratação diária;

Proteção diária contra exposição inadequada aos raios solares e à poluição;

Esfoliação semanal.

No processo de limpeza diário da pele, a água muito quente, combinada com esponja e sabonetes inadequados, removem todos os lipídios da pele (a gordura), desequilibrando a camada protetiva da pele/microbiota.

A proteção contra poluição e exposição inadequada aos raios solares é fundamental, bem como a utilização de produtos contra a poluição devem ser incluídos na nossa rotina diária.

Manter a hidratação constante da barreira é essencial, pois é a hidratação que vai manter as substancias que unem as células em equilíbrio e, portanto, em funcionamento ideal, ou seja, para que as células funcionem adequadamente, as ceramidas, colesterol, ácidos graxos livres e gorduras precisam ser hidratados para que mantenham sua forma cristalina em funcionamento, pois com essa hidratação adequada, esses elementos vão reduzir a perda de água da barreira e com seu funcionamento adequado, ela estará devidamente protegida.

A esfoliação deve ser feita semanalmente para remover as células mortas (que já não funcionam mais), proporcionando a produção de novas células, além de ajudar na remoção de impurezas. Nesse caso, a hidratação fica potencializada e ajuda na remoção de manchas e marcas acneicas.

A limpeza diária adequada, a esfoliação esporádica, a hidratação são fundamentais para manter esse ecossistema em funcionamento ideal (normal), da forma como ele foi concebido.